quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sobre viagem no tempo

A viagem no tempo é possível? Quais seriam as consequências de uma viagem ao passado ou ao futuro? Prepare-se para revelações surpreendentes e teorias mirabolantes sobre a viagem no tempo no Não Pude Imaginar!


Conceito

O conceito de viagem no tempo é bastante simples. Se trata de deslocar-se através da linha temporal para o presente, passado, ou para o futuro. A viagem pode ser de minutos ou anos, o que importa é o deslocamento temporal que acontece. Pode-se envolver muitos cálculos matemáticos para determinar esse deslocamento e uma das teorias mais aceitáveis de que a viagem no tempo pode ser possível é com relação às partículas de Táquion. Partículas que viajam a uma velocidade muito rápida e se deslocam pela linha temporal. Na verdade é um pouco mais complexo do que isso, mas não vou perder tempo dando uma aula de ciência para vocês. O que importa dizer é que as partículas de Táquion viajam numa velocidade superior à velocidade da luz.


Maneiras de se viajar no tempo

Existem várias maneiras de se viajar no tempo. As viagens podem ser Mentais e/ou Físicas:


Viagens Físicas

São viagens feitas de corpo e alma, são o tipo mais comum de viagem, e podem ser feitas de varias maneiras, através de máquinas e dispositivos. Geralmente nesses casos, ao voltar para o presente, a pessoa não tem lembranças de qualquer coisa que tenha acontecido entre o período que ela alterou o tempo e de quando ela volta para o presente. Nessas viagens, a pessoa pode viajar para um período aonde ela não existia, ou deixou de existir, e sua presença no Presente deixa de existir até que ela volte


Viagens Mentais

São feitas apenas pela mente. O corpo do viajante continua no presente e apenas sua mente viaja para o passado. Esse tipo de viagem pode ser danosa para o cérebro, e só pode ser feita para algum lugar onde o viajante já tenha nascido ou ainda não tenha morrido, exceto em raras ocasiões.


Máquinas do Tempo

Talvez o tipo mais comum de equipamento para viagem no tempo. Em sua maioria as máquinas são grandes e pesadas, tem mecanismos complexos e podem viajar uma ou mais pessoas para o passado ou para o futuro, As viagens feitas em máquinas do tempo são quase 100% físicas.

Máquinas do tempo Fixas

Essas máquinas do tempo não podem ser movidas e não se locomovem pela linha temporal. São pesadas e podem apenas transportar pessoas e objetos que estiverem dentro dela. Ou seja, apenas o espaço dentro da maquina do tempo é transportado pelo tempo. Nesses casos, geralmente a pessoa que viaja no tempo leva algum dispositivo que lhe permite ativar a máquina do tempo e trazer-lhes de volta para o Presente.

Máquinas do tempo móveis

São Máquinas do tempo que, ou se deslocam pelo espaço-tempo, junto com o passageiro, ou são pequenas o bastante para serem carregadas pelo viajante

Máquinas do tempo e equipamentos Cronometrados

Eles transportam para o passado ou futuro por um tempo determinado. Pode variar de minutos até horas. Quando o tempo acaba, a pessoa é trazida de volta. Em alguns casos, não há um tempo definido, e a duração da viagem depende de outras circunstâncias para ser durável.


Uso dos equipamentos

Alguns equipamentos não transportam diretamente para o futuro. Ao invés disso, alguns equipamentos são capazes de abrir Dobras Espaço-Temporais ou abrir Túneis do Tempo. Um exemplo disso é um dispositivo criado pelo vilão Chronos, do desenho Liga da Justiça: Sem Limites. É uma espécie de cinto que abre passagens pelo tempo, ou túneis que transportam tanto para o passado quanto para o futuro. O túnel fica aberto por pouco tempo, e se as pessoas que entrarem no túnel, entrarem em momentos diferentes, elas podem parar na mesma época, mas algum tempo depois da pessoa que entrou primeiro. Esse tempo pode variar de segundos, a meses ou até anos.


Viagens sem equipamentos

Algumas viagens pelo tempo podem ser feitas sem o uso de equipamentos. Existem vários tipos de viagens no tempo sem o uso de equipamentos, a maioria são feitas por pessoas com habilidade de se transportar no tempo.

Habilidades Mentais

Algumas pessoas possuem a habilidade mental de viajar no tempo. As viagens são feitas pela mente, e não podem ser feitas fisicamente, exceto em raras ocasiões. Em alguns casos, a pessoa com a habilidade mental pode transportar não só ela, mas outras pessoas também. Podemos usar o caso de Efeito Borboleta como uma espécie de habilidade mental para se viajar. Esse tipo de viagem pode causar danos para o cérebro. Outro caso seria também o de X-men: Days of future past (Dias de um Futuro Esquecido).

Anunciadores

Visto em Fallen, os Anunciadores são capazes de se transportar pelo tempo.

Magia

O uso de magia também pode ser usado para viajar no tempo, através de mágica propriamente dita ou artigos mágicos.

Dobras espaço-temporais

Também conhecidas como Buracos de Minhoca, possuem duas entradas/saídas, que conectam dois pontos do espaço-tempo em lugares distintos (ou para o mesmo local) e conecta épocas diferentes. Por exemplo, uma ponta do Buraco de minhoca está conectada ao Presente, no ano de 2014 em algum lugar da Holanda. A outra ponta desse Buraco de minhoca está conectada ao Futuro, no ano de 2200, no mesmo lugar da Holanda. Em alguns casos, esse Buraco de Minhoca pode estar conectado ao Futuro de 2200, mas em outro lugar, como por exemplo, em alguma parte da Inglaterra, em alguma ilha ou até mesmo em outra parte do universo. Vale lembrar que essas Dobras Espaço-Temporais podem conectar Realidades Alternativas, em épocas diferentes.

Túneis do tempo

Parecido com os Buracos de Minhocas, Túneis de tempo pode ser abertos com a ajuda de equipamentos, ou podem existir naturalmente, e podem transportar para qualquer lugar do passado ou presente, inclusive para o começo de tudo, permitindo à pessoa que viaja no tempo, reescrever a história do mundo. Esse tipo de consequencia só é possível numa Linha do Tempo Alternável.

Viagens substitutivas Mentais

Um tipo raro de viagem no tempo, é um tipo de Viagem Mental, aonde o individuo que viaja ao passado tem sua mente incorporada ao seu corpo da época que viajou e a mente do Passado vai para o corpo do Presente. Para explicarmos melhor, segue um exemplo:

No presente, o individuo tem 20 anos. Ao viajar para o passado 10 anos, sua mente viaja para o seu "eu" de 10 anos atrás, ou seja, uma criança de 10 anos. Sua mente vai ocupar o corpo da criança, e ele poderá se movimentar pelo passado, com a mente no corpo dessa criança. Enquanto isso, sua mente de 10 anos viajará para o Presente e entrará em seu corpo de 20 anos, passando a agir com a mente da criança de 10 anos, mas com o corpo de 20 anos.

Viagens substitutivas Físicas/Mentais

São viagens no tempo que são feitas de corpo e mente, onde, ao se viajar no tempo, os individuos se substituem mutuamente, de corpo e mente. É o caso da Bazuca Decênio, da Familia Bovino, do anime Reborn. Ao usar a Bazuca em si mesmo, Lambo é lançado 10 anos no futuro, e seu "eu" de 10 anos à frente, toma o seu lugar no presente. Entretanto, no caso da Bazuca Decênio, esse efeito dura apenas 5 minutos, momento em que os "eus" são destrocados e voltam aos seus devidos lugares.


Causalidade

Sobre a viagem no tempo, é correto afirmar que ao viajar no tempo para o passado, presente ou futuro, o tempo em si possa sofrer alguma alteração, ou seja, os efeitos do que fizemos ao viajar no tempo, ou o próprio ato de viajar no tempo, possa causar alguma alteração no presente ou no futuro. Existem várias teorias do que poderia acontecer numa viagem no tempo. Essas teorias se dividem entre Passado Presente e Futuro


Passado

Uma viagem ao passado é a viagem que pode causar mais efeitos colaterais e que venham a modificar a linha do tempo. A viagem pode ser de minutos ou anos. Eis algumas teorias do que poderia acontecer caso alguém viajasse para o passado:


Tempo Imutável

Uma das teorias sobre viagem no tempo é que o tempo é imutável. Essa teoria é ilustrada como um rio que corre sempre na mesma direção, e cujo curso não pode ser alterado. Alguns eventos podem ser modificados, adiados ou alterados, mas o resultado sempre será o mesmo. Por exemplo: Supomos que alguém volte no tempo para evitar que uma pessoa seja assassinada. Ele poderia impedir o assassinato, e conseguir fugir com a vitima. Mas então, no meio dessa fuga, eles poderiam atravessar uma avenida e essa pessoa poderia ser atropelada. Ou ele poderia conseguir fugir e ficarem escondidos por algum tempo até que o assassino encontra-se a vitima e a matasse. O que importa saber é que, de uma forma ou de outra, a pessoa em questão morreria, seja assassinada, seja atropelada, ou sofrendo uma queda e etc.

Basicamente, o passado é inalterável. Ele pode sofrer algumas alterações, mas o resultado sempre será o mesmo.


Tempo mutável

Outra teoria é que o tempo pode de fato ser alterado. Mas a dimensão das mudanças que ocorreriam no futuro/presente podem não ser do modo que a pessoa queria que acontecesse. Vou classificar a teoria do Tempo Mutável em três níveis:



1) Mudanças Mínimas


Basicamente, o que é mudado no passado, não afeta o presente/futuro em larga escala. Poucas modificações acontecem, sem que haja impacto no mundo em geral. Um bom exemplo disso é o filme De Volta Para o Futuro. [SPOILER] Quando Marty volta do passado para o presente, depois de consertar um erro que fizera no passado, a situação de sua familia muda de certa forma. Os efeitos que o rapaz causou no passado, afetaram poucas pessoas, entre elas, sua própria familia e a de Biff. No passado, o pai de McFly era empregado de Biff. e sua familia vivia cheia de problemas. Mas ao mudar o passado, o presente dele se alterou, de forma que agora Biff era submisso ao pai dele e não o contrário. e a condição de sua familia era muito melhor, e eles viviam muito mais felizes e unidos do que antes.

Provavelmente essas alterações minimas se devem ao fato que as alterações que Marty fizera no passado não foram significativas o suficiente para causar muitas mudanças. Também no filme De Volta Para o Futuro, Marty consegue de certa forma, alertar ao doutor sobre sua morte e assim, evitar que ele morra no presente. [SPOILER] 

Segundo a teoria do Tempo Mutável, é possível evitar a morte de outras pessoas (não necessariamente no passado, mas ao alertá-las sobre algum evento que ocorrerá no presente/futuro). As mudanças mínimas que podem ocorrer, envolvem poucas pessoas, incluindo o ambiente e as pessoas ao redor de quem fez a viagem ao passado




2) Mudanças Significativas

Segundo essa teoria, o que é mudado no passado, tem alterações significativas no presente/futuro. Essas mudanças podem atingir não só as coisas ao redor de quem muda o passado, mas também o mundo em geral, incluindo pessoas que tinham contado com a pessoa. O filme Efeito Borboleta, pode ser incluído na teoria de Mudanças Significativas. As mudanças que o rapaz causa no passado, embora não sejam tão significativas, afetam a si mesmo e as pessoas ao seu redor. E ele viaja ao passado diversas vezes, em períodos diferentes de sua vida, tentando de alguma forma, criar um presente no qual todos fiquem felizes. Mas a cada vez que ele volta no passado, as coisas não só ficam piores, em certa realidades, como ele próprio acaba machucando a si mesmo Essas mudanças incluem:

- Mudanças nas personalidades dos envolvidos
- Mudanças de capacidades mentais e físicas dos envolvidos
- Mudanças de caráter dos envolvidos

E entre outras mudanças pequenas, como por exemplo, ao mudar-se o passado, um rapaz alcança sucesso numa multinacional, sendo que em outra realidade ele era um mero empregado sem um futuro definido, ou um psicopata nato que se torna uma pessoa boa e gentil.

Vale lembrar que alguma das mudanças feitas no passado, vão alterar o futuro de maneira diferente. Em Efeito Borboleta, o que causa a mudança na linha do tempo, não é a viagem no tempo em si, mas a maneira que o tempo foi modificado. Evitando que algo de ruim acontecesse, por exemplo, alteraria a maneira de uma pessoa ser, mudando a forma como seu caráter e personalidade seriam moldados.


3) Mudanças Extremas

Segundo essa teoria, o que é mudado no passado, tem grande efeito no presente/futuro, não só no que se diz à pessoa que mudou o passado e as pessoas ao seu redor, mas o mundo como um todo se altera. [SPOILER]Um bom exemplo disso é o que acontece em Flashpoint Paradox (Ponto de Ignição) um longa metragem da Warner Bros, que retrata Flash viajando ao passado para salvar sua mãe, e ao retornar para o presente, o mundo está inteiramente diferente do que era antes, incluindo a si mesmo, que não possui mais o poder da velocidade. Nesses casos, mesmo uma minima mudança no passado pode ter alterações catastróficas no futuro. [SPOILER] Outro bom exemplo é o novo filme "X-men - Dias de um futuro esquecido" no qual Wolverine volta ao passado para impedir a criação dos sentinelas que possuem o poder da Mistica. Nesse caso, ao modificar o presente, ele altera todo o futuro de maneira drástica. Entretanto, nesse caso, não foi apenas uma única coisa que causou essa mudança no futuro, e sim uma série de ações que ocasionaram não numa coisa ruim no futuro, mas sim numa coisa boa.

Ou seja, uma única mudança, por minima que seja, ou um conjunto de alterações no passado, tem um impacto muito significante no presente/futuro, afetando não só o individuo que viajou e as pessoas que o cercam, mas o mundo como um todo.


Mudanças Alternativas

Existe ainda, um quarto tipo de mudança, que pode ou não se encaixar na teoria do Tempo Mutável que é a da Mudança Alternativa. [SPOILER] O melhor exemplo dessa Mudança é com o filme Jumanji. Jumanji se trata de uma tabuleiro de jogo aparentemente comum, mas com poderes misteriosos. Ele é capaz de dobrar as leis da fisica e do espaço-tempo para cumprir com as diretrizes do jogo. Quando uma partida de Jumanji é iniciada, a única maneira de terminá-la ou de encerrar seus efeitos, é quando alguem chega ao fim do tabuleiro. Jumanji, ao ser iniciado, criou uma "Linha do tempo especial" com os participantes iniciais do jogo. Um dos participantes ficou preso numa selva, ao cair num dos quadrados do tabuleiro, durante vários anos. Em resumo, ele conseguiu voltar vários anos depois, e com a ajuda de duas crianças e sua parceira do tabuleiro original, eles conseguiram terminar o jogo, e os dois jogadores iniciais foram transportados no tempo até o dia em que eles começaram a jogar Jumanji. Basicamente, Jumanji criou uma linha do tempo alternativa e depois a desfez e voltou atrás no tempo. Não houve de fato uma alteração na linha do tempo, e apenas os dois que viajaram se lembravam do que havia acontecido, e com algumas atitudes durante o passar dos anos, eles fizeram alterações em suas ações, para que as mesmas não fossem repetidas e não resultassem no futuro que havia sido criado pelo tabuleiro.[SPOILER]

Essas Mudanças Alternativas, são mudanças na linha temporal que não se aplicam nas três citadas anteriormente.

Mudanças por conhecimento passado

Nesse tipo de Mudanças, o Futuro pode ser modificado tendo-se conhecimento do que aconteceu no Passado. Na maioria das vezes essas viagens são feitas apenas Mentalmente. Um dos casos que podem ser citados, é o de uma Viagem ao Passado Inexistente. Basicamente essa viagem ocorre dentro de uma "Matriz". Veja a seguir

Mudanças por Matriz

Um Passado é gerado por uma Matriz, tendo-se como referência, a mente de alguma pessoa que esteve no passado. A pessoa do Presente tem que ser compativel com essa pessoa do Passado, em termos de ondas cerebrais, forma fisica e etc. Nessa Matriz, um Passado vasto. ou não, é criado, gerando inúmeras possibilidades, mas com um tempo limitado de estadia. No filme "COLOCAR NOME DO FILME AQUI" o "viajante" que ocupa o lugar da pessoa do Passado, tem que descobrir quem é o criminoso que explodiu o trem, para que o mesmo possa ser encontrado no Presente, e para que possam evitar que ele cometa outro crime. Esse tipo de mudança, funciona quase como uma Premonição ao contrário, onde, ao se ter conhecimento do passado, é possível mudar o Futuro.


Existem ainda outros tipos de Mudanças Alternativas, que serão adicionadas em breve.




Tempo Relativo

O tempo relativo é uma das teorias mais complicadas e irregulares no que se refere à viagem no tempo. Basicamente, na viagem do Tempo Relativo, a viagem ao passado já foi feita no futuro, e deverá ser repetida para que o que aconteceu no presente possa de fato acontecer. Parece confuso, e realmente é. Para melhor compreensão, vou usar um exemplo de uma viagem no tempo como essa na saga Fallen.
[SPOILER]Lucinda e Daniel eram amantes eternos. Daniel era um anjo caido. A cada "encarnação" Lucinda e Daniel se encontravam, e em determinado momento, Lucinda morria, de maneiras diferentes, mas sem nunca conhecer a verdade sobre os dois. Em determinada encarnação, Lucinda não morre, e começa a descobrir a verdade pouco a pouco. Em resumo, nesse presente, Daniel viaja pelo tempo, em busca de Lucinda, que ao descobrir sobre os Anunciadores, usa-os para viajar ao passado e descobrir mais sobre si mesma. Daniel viaja até a época da Queda dos anjos, e pede a Deus que conceda uma chance para ele e Lucinda. Ou seja, a quebra do ciclo de morte de Lucinda, que se repetia a cada encarnação dela, só pôde ser quebrada porque Daniel havia voltado ao passado e pedido para que Deus concedesse essa chance a eles. Vale lembrar que o amor entre Daniel (um anjo caido) e Lucinda (uma humana) não era visto com bons olhos e era motivo para bani-lo do céu e amaldiçoa-lo a aquele ciclo de morte e encarnação.[SPOILER]

Então, o presente só pôde existir porque no futuro, alguem viajou no passado para alterar algum evento. Portanto o tempo é relativo, já que uma coisa depende da outra para acontecer. Além de que isso mostra que o que acontece é basicamente obra do destino. Se no futuro alguém viajasse no passado para impedir a morte de uma pessoa no presente, teoricamente, essa pessoa não teria morrido, porque essa decisão de mudar o passado já estaria tomada.

De uma maneira que fique mais fácil de entender, temos:

Passado
Presente
Futuro

A linha do tempo correria dessa forma normalmente:

Passado > Um evento que vai alterar o presente
Presente > O presente é alterado por um evento do passado
Futuro > Os resultados do que aconteceu no presente

Se uma decisão de voltar no tempo já estivesse tomada, o que aconteceria seria o seguinte:

Passado > Um evento que vai alterar o Presente é impedido ou alterado
Presente > O evento que seria alterado pelo evento do Passado não acontece ou acontece de maneira diferente
Futuro> Alguém volta ao Passado para alterar ou impedir o evento que poderia afetar o Presente

Então, segundo a teoria do Tempo Relativo, o presente já está decidido pelas ações do Futuro com relação ao Passado. Essa teoria parte de uma ideia de predestinação onde os resultados já estão definidos.




Memórias

Na viagem ao passado, em sua grande maioria, apenas a pessoa que viajou ao passado pode recordar da viagem e do que aconteceu durante ela. Mas existem casos em que mais pessoas, além da que viajou, conseguem se lembrar da viagem ou percebem os efeitos causados por ela. Vejam abaixo alguns tipos de Memórias que se pode ter da viagem no tempo


Memórias Individuais

Apenas uma única pessoa, a pessoa que viajou, tem recordação da viagem e do que aconteceu durante ela e de seus efeitos.

Memórias no Passado

As pessoas que viajaram no tempo se lembram da viagem e as pessoas com quem tiveram contato no passado também se lembram da estadia das pessoas no passado. Elas só vão saber do que as pessoas que vieram do Presente disserem a elas. Por exemplo, se alguem do Presente viajar ao Passado, e contar alguma coisa para a pessoa do Passado, essa pessoa do Passado ira se lembrar do que lhe foi dito, e se lembrar da pessoa que fez a viagem também.

Memórias Coletivas

Várias pessoas que viajaram ou não para o passado, tem recordação do que aconteceu no passado ou tem conhecimento da viagem que foi feita. Vou citar um exemplo:

Harry Potter: E o prisioneiro de Askhabam:

Nesse filme Dumbledore manda Harry e Hermione voltarem ao passado para alterarem certos eventos e evitar a morte de inocentes. Harry e Hermione voltam algumas horas ao passado, e conseguem impedir certos eventos de acontecerem. Os efeitos só afetam as pessoas com quem Hermione e Harry tiveram contato, e essa viagem no tempo acontece segundo os preceitos da Viagem no Tempo Relativo, ja que as ações de Harry e Hermione afetam o passado, evitando as mortes de pessoas, e que, caso eles não tivessem feito a viagem, estariam mortas ou presas.

Quando Harry e Hermione voltam ao lugar da onde eles haviam feito a viagem, encontram-se com Dumbledore, Dumbledore insinua saber de que eles viajaram para o passado, que afinal de contas, fora feita a mando dele mesmo.


Nesse caso de Memórias Coletivas, muitas vezes, existe uma ou mais pessoas a mais que mandam a pessoa viajar no passado para alterar algum evento. E mesmo tal evento sendo alterado, a memória da pessoa que enviou a outra ao passado não se altera.


Perda de memória

Em alguns casos raros, a pessoa que viajou ao passado não se lembra da viagem que fez ao passado. É o caso de Flash em Ponto de Ignição.



Anos perdidos

Em praticamente todos os casos de viagem no tempo, a pessoa não consegue se lembrar do periodo entre a viagem no tempo e a data na qual o passado foi alterado.

Por exemplo:

Se a pessoa viaja 40 anos no passado, e faz alguma alteração, ao voltar para o presente, nesses 40 anos, os efeitos do que ele fez no passado alteram o presente.

Consideremos duas linhas do tempo

Linha 1  e Linha 2

A linha 1 é a primeira linha do tempo, que não foi afetada pela viagem no tempo, supomos que o ano é 2020, e a viagem no tempo foi feita até o ano de 1980. Nessa linha ocorreram os seguintes eventos:

Linha 1:

1980             1990            2000         2010          2020
Evento a        Evento b      evento c    evento d     evento e


A linha 2 é a segunda linha do tempo, que foi afetada pela viagem no tempo.

Linha 2 (afetada pela viagem no tempo):

1980
Evento "a" que foi alterado pela viagem ao passado

1990               2000              2010           2020
Evento g          evento f          evento h      evento j

A pessoa que viajou ao passado, terá a lembrança dos eventos a,b,c,d,e, da primeira linha do tempo, e do evento "a" da segunda linha do tempo. Quando ele voltar para o presente, ele estará no evento j, na linha do tempo 2, criada pela viagem no tempo, mas não conseguira se lembrar dos eventos g,f e h, pois o seu "eu" da primeira linha do tempo que viajou no tempo não participou desses eventos. A linha do tempo será estudada melhor mais à frente.


O que é importante saber sobre os anos perdidos, é de que o viajante do tempo não tem memória dos eventos que ocorrem após ter mudado algum evento do passado. Isso, é claro, na maioria dos casos.


Presente

Viagens ao presente podem ser vindas do Passado ou do Futuro. Na realidade, quando se fala do "Presente", por exemplo, num meio literário, seja num filme, desenho, ou livro, o "Presente" de que se fala, seria o período em que a história acontece, ou o período principal. Quando alguém vem do Futuro para o Presente, teoricamente, essa pessoa está voltando para o Passado de seu Presente. Mas vamos considerar sempre que esse Presente do viajante do Futuro, é nosso Futuro e seu Passado é nosso Presente. Veja agora os tipos de viagem feitas para o Presente. Lembrando que nas viagens feitas ao Presente, o que importa de fato é  impacto que o Presente sofre com as viagens



Futuro/Presente


São viagens feitas do Futuro para o Presente. Geralmente, essas viagens são com o intuito de alertar sobre algo que acontecera no Futuro. Esse viajante do Futuro pode alterar coisas do presente (usando seu pré-conhecimento do Futuro ou habilidades/equipamentos que as pessoas do Presente não possuem) ou simplesmente alertar sobre o que vai acontecer. Ao fazer alguma modificação no Presente, duas coisas podem acontecer:


Criação de Linhas do Tempo Paralelas

Ao contar algum segredo sobre o futuro ou fazer algum alteração no presente, a linha do tempo do presente, irá se alterar, criando uma linha do tempo paralela. O futuro do viajante continua a existir, entretanto, o presente que foi modificado se altera. Basicamente, O viajante do Futuro não pode alterar seu passado, mas pode evitar que o as pessoas do presente tenha o mesmo Futuro que ele teve. Veja mais sobre Linhas do Tempo Paralelas mais abaixo.


Presente/Futuro

Uma viagem no tempo feita do Presente para o Futuro. Nesse caso, o Futuro se molda à ausência do viajante do tempo. Então, se alguem conhecido no presente, viajou para o Futuro, sem que alguém soubesse da viagem, essa pessoa seria dada como sumida, portanto a ausencia dessa pessoa seria notada. Algo que nao aconteceria numa viagem ao passado, por exemplo. Uma viagem ao passado não tem consequências imediatas no Presente exceto pela ausência ou sumiço do viajante do tempo






Futuro

Uma viagem ao futuro raramente causa efeitos no passado ou no presente, e as alterações feitas ao futuro, podem ou não se estabelecer definitivamente, dependendo da Linha do tempo em que se é baseado. Assim como a viagem ao passado, uma viagem ao futuro pode ser de minutos ou anos. Eis algumas teorias do que poderia acontecer caso alguém viajasse para o futuro. Essas teorias estão divididas de acordo com as intenções de mudança do tempo


Tempo Imutável

Assim como a teoria do Tempo Imutável do passado, a teoria do Tempo Imutável, no futuro, segue uma linha de predestinação, onde, por mais que se tenha conhecimento dos eventos que irão acontecer no futuro, não há como mudar esses eventos ou impedi-los.

Tempo Mutável

O futuro pode ser alterado através de ações no presente ou no próprio futuro. As alterações que ocorreram, variam de acordo com a linha do tempo em que se baseiam as teorias:


Futuro Relativo

Uma única linha do tempo, que tem seu futuro alterado por uma viagem no tempo. Se uma pessoa no presente, viaja para o futuro, ela pode impedir que algo ruim aconteça e pode ou não permanecer no próprio futuro. E quando a linha do tempo do presente, se encontrar com o futuro, os eventos se "repetirão" ou seja, as pessoas que ficaram no presente, veriam essa outra pessoa vir do "passado" para impedir que algo ruim aconteça.


Futuro alterável paralelo

Essa teoria se baseia numa sequencia de Linhas do Tempo Paralelas. Uma viagem ao futuro, desencadearia uma nova linha do tempo no próprio futuro, e a linha do tempo do presente tomaria um outro rumo. Veja abaixo:


Presente    ----->   Futuro -------> Mais futuro ainda
O presente, em determinado momento, se encontra com o futuro. Caso uma viagem ao futuro ocorra, duas coisas podem acontecer:

Presente -----> Futuro ---X----> Mais futuro ainda
                                   -------> Futuro Alternativo

O futuro que deveria ocorrer, não ocorre, e se cria um Futuro Alternativo. Se, ao voltar para o presente, atitudes são tomadas para que o futuro mude, duas coisas podem acontecer:


Presente ----X---> Futuro -------> Mais Futuro Ainda
              ---------> Futuro alternativo

Nesse caso, se cria um Futuro alternativo, diferente do futuro de antes. Entretanto, vale lembrar que nessa teoria, uma linha do tempo não anula outra. Ou seja, aquela linha do tempo da qual o Presente se desvia, vai continuar, e vai ser criada uma outra linha do tempo que levara ao Futuro alternativo.

Premonição

A Premonição não se classifica como uma Viagem no Tempo. Tendo em vista que "não ocorre deslocamento na linha temporal, apenas um "vislumbre" do que irá acontecer." Entretanto, vale frisar sobre a Premonição, pois, através desta, é possível mudar o Futuro. Existem muitos casos de Premonição ou Clarividência na mídia, em filmes como, Premonição (e suas sequências), O Vidente, Crepúsculo (na figura de Alice), entre outros. Na grande maioria desses filmes, o Futuro pode ser alterado pelo conhecimento que se tem dele. Em outros casos, como no de Premonição, o Futuro pode ser apenas "adiado". As pessoas que morreram na Premonição, não podem escapar da morte, e embora não tenham morrido no acidente da Premonição, elas acabam morrendo de outras formas, cedo ou tarde, seguindo uma chamada Lista da Morte.



A Linha do Tempo

Na linha do tempo, estão situados todos os eventos que já ocorreram, que estão ocorrendo e que vão ocorrer. Existem vários tipos de Linhas do tempo e maneiras diferentes de como são afetadas. Veja a seguir:


Linha do tempo predestinada inalterável

Nessa linha do tempo, seguindo o conceito de Tempo Relativo, todos os eventos dessa linha já estão predestinados. Os eventos que aconteceram, acontecerão e estão acontecendo, já estão destinados a acontecer. Os eventos podem sofrer alguma alteração, mas o resultado final será o mesmo.

Linha do tempo predestinada parcialmente alterável

Nessa linha do tempo, seguimos o conceito de Tempo Imutável, onde o que passou não pode ser alterado. Entretanto, mesmo que a linha do tempo siga sempre em frente, o futuro ainda pode ser escrito, caso se haja um conhecimento prévio do que virá, ou alguma maneira de alterá-la. Basicamente, existe uma forma de alterar o futuro, caso se haja um conhecimento prévio dele, nesse caso, uma viagem ao futuro.

Linha do Tempo Predestinada Alterável

Nessa linha do tempo, seguimos o conceito de Tempo Relativo, entretanto, o que o Presente é agora, depende de uma mudança no passado, que pode ou não ocorrer. Basicamente, a pessoa que viaja ao Passado para mudá-lo, e fazer com que o Presente exista da maneira que é, não pode falhar na sua missão. Os efeitos de sua viagem ao Passado, podem alterar o próprio Passado, de maneira que o Passado da viagem se diferencie do Passado de antes da viagem. A viagem ao Passado cria "ruídos" que alteram esse passado. A única maneira de consertar o passado de maneira segura é cancelar ou alterar esses "ruídos" de maneira que esse Passado fique o mais próximo possível do Passado que deverá acontecer.
Caso o viajante do tempo falhe em sua missão de mudar o Passado, e/ou não consiga voltar ao Presente, algumas consequências podem ocorrer, como por exemplo, a destruição do Espaço-tempo e a criação de um "Limbo".

Linha do tempo única alterável

Nessa linha do tempo, a criação de Linhas do Tempo Paralelas é impossível. Os atos causado no passado tem efeito imediato no futuro/presente. Nesse tipo de Linha do Tempo, múltiplas viagens no tempo, ou algumas viagens com mudanças significativas podem causa "ruídos" ou "pertubações" na Linha do Tempo, fazendo com que o próprio tempo se dissolva e se destrua. É preciso tomar cuidado com o que se vai mudar no passado, pois as consequências podem ser severas.



Linhas do tempo paralelas

Uma das teorias de Linhas do tempo mais comum. Essa linha do tempo é contínua e predestinada. Entretanto, quando acontece uma viagem no tempo, seja ela ao passado ou ao futuro, a Linha do tempo pode ser alterada de duas formas:


Múltiplas linhas paralelas

As múltiplas linhas paralelas, são linhas do tempo infinitas, que são criadas a partir de alterações na linha do tempo. Veja o exemplo

1ª Linha do Tempo:

Passado  --------   Presente ---------   Futuro

Quando uma viagem acontece, seja para o Futuro ou o Passado, é criada uma outra linha do tempo.


2ª Linha do Tempo:

Passado  ----------   Presente ----------   Futuro
Passado1  ---------  Presente1 ----------  Futuro1

É criada uma segunda linha do tempo, mas a linha do tempo original não se altera. Basicamente, o que aconteceu no Passado daquela linha do tempo não pode ser alterado. E caso alguem daquela linha do tempo, volte ao passado para alterar algum evento, ele acabaria causando a criação de uma linha do tempo paralela. É uma Linha do tempo predestinada alterável. O futuro pode ser alterado, mas o passado (da linha do tempo original) já está escrito.


Ex: Em Dragon Ball Z, Trunks volta ao passado (que seria o presente da série) para alertar Goku e seus companheiros sobre uma doença fatal que Goku sofreria. Trunks lhe dá um remédio (que só pôde ser desenvolvido no futuro) e Goku é curado. Entretanto, essa alteração não afeta o futuro, ou o presente de Trunks, mas o de Goku e seus companheiros, dessa forma, ao voltar para alertar Goku, Trunks criou uma linha do tempo paralela que levaria a um futuro diferente do de Trunks.


Realidades Alternativas

Realidades alternativas não tem relação com viagem no tempo, e sim com Viagem Espaço-Temporal. Entretanto, quando se fala de Linhas do tempo, é inevitável remeter-se a Realidades Alternativas. O conceito de Realidade Alternativa é simples. Existe um Mundo Inicial, numa Linha do tempo original. Todas as outras linhas e realidades alternativas são variáveis desse Mundo Inicial. Existe um número incontável de realidades alternativas, e, de certa forma, quando se viaja ao passado e uma alteração é feita, é criada uma Realidade Alternativa. Aquela linha do tempo, da onde o viajante do tempo veio, continua a existir paralelamente com a Realidade na qual ele fez a alteração. O conceito de Realidade Alternativa será estudado mais profundamente em outro post, quando falarmos sobre Viagem Espaço-temporal.


Versões alternativas

Quando se viaja ao passado, para um período em que a pessoa já era nascida, têm-se uma Versão Alternativa de si mesmo, que seria um "eu" mais jovem que, provavelmente, não faz idéia de que haja uma versão sua viajando ao passado. O mesmo pode acontecer com uma viagem ao futuro, para um futuro em que a pessoa ainda exista. Veja abaixo os tipos e consequências de Versões Alternativas de si mesmo. Uma versão alternativa só é possível de existir caso a viagem tenha sido feita para uma época em que a pessoa já era nascida e ainda não tenha morrido.


Versão Alternativa Consciente

É uma versão alternativa de si que tem conhecimento da viagem no tempo. Se seguirmos a linha de raciocínio do Tempo Relativo, que é baseada em apenas uma linha do tempo, se, ao viajarmos ao futuro, encontrarmos a nós mesmos, o nosso "eu" do futuro terá lembranças dessa viagem que ele fez ao futuro, quando ele ainda vivia no presente.



Versão Alternativa Inconsciente

O tipo de versão alternativa mais comum. Em viagens ao passado, existe quase 100% de chance que sua versão alternativa do passado não terá lembranças de uma viagem sua do Presente para o Passado. Ele poderá, é claro, ser convencido de que fez essa viagem, dependendo de alguns fatores importantes. Numa viagem para o futuro isso também ocorre, se levarmos em consideração a teoria do Tempo Mútavel do Futuro, o viajante do Presente que fosse para o Futuro, encontraria com sua Versão Alternativa do Futuro, mas essa Versão Alternativa não teria lembranças de ter feito alguma viagem ao Futuro.



Versão Alternativa Inconsciente Consciente

Um terceiro tipo de Versão Alternativa, onde a Versão Alternativa tem lembranças da viagem ao futuro, mas essas lembranças ficam enterradas e essa Versão Alternativa age de maneira instintiva. Basicamente, a lembrança reside no inconsciente da Versão Alternativa, e vai despertando aos poucos. Acontece com mais frequencia quando a pessoa viaja para o futuro e depois volta para o presente. Vejam os exemplos:


Versão Alternativa Consequente

Existe também uma teoria de que, se a pessoa que viaja no tempo se encontrar com sua Versão Alternativa, algo terrível pode acontecer. Os efeitos podem ser muito intensos no Passado.

Versão Alternativa Substitutiva

Uma Versão Alternativa que troca de lugar com o viajante do tempo quando este viaja ao Passado/Futuro. Pode ser uma viagem mental, onde apenas as mentes trocam de lugar e o corpo permanece o mesmo, ou pode ser Mental e Física, onde o corpo e a mente trocam de lugar.



Este post ainda está incompleto. Mais conteúdo será adicionado com o tempo












Nenhum comentário:

Postar um comentário