quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sobre pombos

Hoje quero falar para vocês sobre um assunto muito importante. A matéria de hoje é um tanto reflexiva, um tanto informativa e um tanto humorista (como todas as outras matérias) e assim como todas as outras matérias, cabe a você descobrir o que é verdade e o que é ficção. No entanto quero frisar que o animal que iremos tratar nessa matéria é um animal realmente sujo e que traz muitas doenças. Eles são muito comuns em nosso meio, mas como verão abaixo, eles podem trazer muitos problemas à saúde pública. Não se enganem com sua aparência, por menos que pareça, eles são tão sujos e cheio de doenças como ratos ou baratas. Mas ainda são animais como todos os outros.


Ficha técnica:

A espécie de pombo que será tratada a seguir é a espécie mais conhecida, o Pombo-Comum, também conhecida como pombo-doméstico ou pombo-das-rochas. Veja abaixo algumas informações importantes:

Nome: Pombo-comum
Nome científico: Columba livia
Onde é encontrado: em todo o mundo, exceto nas regiões polares
Expectativa de vida: 15 anos
Local de origem: Eurásia e Africa

Características:

Os pombos-comuns podem medir aproximadamente 38 centímetros, possui uma cabeça pequena e redonda, bico fraco, na base coberta pela "cera" a qual é intumescida no pombo. Corpo pesado, plumagem cheia e macia sendo rica em pó. Hálux bem desenvolvido.

Alimentação:

É granívora e frugívora, descendo ao chão para comer. Com o bico, costuma virar folhas secas em busca de alimentos. Se adaptou muito bem ao ambiente urbano. Na natureza eles se alimentam de sementes e frutos, mas já no ambiente urbano, eles costumam comer alimentos como milho, pão, resíduos de alimentos jogados no lixo ou nas calçadas.


Teorias da conspiração:

São muitas as teorias da conspiração ao redor das pombas. Entre essas teorias incluem-se:



A revolta das pombas:

Ocorrera daqui a 26 anos (no ano de 2039) quando a população de pombas atingir seu pico, sem predadores naturais no ambiente urbano, elas se proliferaram de maneira alarmante até o dia em que resolverão tomar o lugar dos humanos no nosso mundo. Dessa maneira, elas caçarão os seres humanos e nos escravizarão em uma ditadura pombal que tomará lugar em nosso planeta. E sete anos depois ocorrerá a revolução dos robôs, numa tentativa dos rebeldes de restaurar o controle do planeta para as mãos da humanidade. Mas essa revolução é história para outro dia.




Apocalipse Pombal

Uma pomba irá contrair um vírus mortal e em mutação, que a mataria em poucas horas. Mais tarde, ela ressuscitaria e se tornaria ofensiva, atacando outras pombas e seres. Dessa maneira, ela dispersaria o vírus da zumbificação, imergindo o planeta num apocalipse zumbi.




Animais sujos?

As pombas são animais sujos e nojentos. Embora pareçam bonitas, as pombas que vivem nas cidades são nojentas e nocivas, pois carregam muitas doenças em sua pelagem, além de carrapatos e outras pestes. Elas são tão ou mais nocivas que os ratos, principalmente por conviverem junto dos humanos e consumirem alimentos estragados ou beberem da água que escorre para o esgoto. Suas fezes são altamente contaminantes e podem infectar uma pessoa, fazendo com que ela sinta diarréia, dor de cabeça e ânsia de vômito, e que por mais que se assemelhem a uma virose, podem levar a pessoa a óbito.


Pombos-correios

Antigamente os pombos eram usados como mensageiros, carregando cartas de locais distantes para outros. Eles eram treinados para levar as cartas para seu destinatário e raramente elas se perdiam. Isso acontecia porque os pombos possuem um senso de direção muito apurado. Elas foram usadas na Guerra Mundial e em algumas outras guerras, carregando mensagens secretas ou ordens para as tropas. Um pombo-correio bem treinado poderia viajar até 1500 KM, numa velocidade aproximada de 50 km/h!



A pomba branca

O simbolo da pomba branca como símbolo da paz vem de passagens da bíblia. Na passagem em que noé envia uma pomba branca para procurar algum vestígio de terra seca e ela volta com um ramo de galho seco. E isso, de acordo com a bíblia, indicava a paz entre os homens e Deus. A pomba também aparece nos evangelhos, representando o Espirito Santo.


Conclusão

E chegamos ao fim de mais uma matéria completa aqui no Não pude imaginar! Obrigado a você que leu até aqui, aguarde novidades no nosso blog e peço desculpa aos leitores pela falta de postagens nesse blog. Tenho estado ocupado com algumas coisas e não tenho tido tempo de elaborar muitas postagens boas. Bom, enfim, chega de me desviar do assunto. Espero que tenham gostado da matéria, e aguardem pelas novidades!



Fontes:

http://www.wikiaves.com.br/pombo-domestico
http://www.infoescola.com/aves/pombo-comum/
http://miramachina.com/o-pombo-comum/
http://super.abril.com.br/blogs/superdata/hoje-e-dia-da-paz-mundial-por-que-a-pomba-branca-e-simbolo-da-paz/


Nenhum comentário:

Postar um comentário