Origem:
O Papai noel é uma criatura mitológica criada a partir da história de um senhor muito bonzinho chamado Nicolau. Nicolau vivia em um lugar gelado, também conhecido como Nárnia-dos-tempos-da-Feiticeira-Branca e desenvolveu um hobby muito diferente. Ele passava o dia todo fazendo brinquedos para crianças, principalmente de madeira, o que trouxe a morte de dezenas de milhares de árvores, mas é claro, quem se importa com as árvores? O importante são os brinquedos, sim. Nicolau era muito bondoso e dava os brinquedos sem receber nada em troca. Depois que ele morreu a Coca-cola, com o intuito de aumentar o número de vendas do seu novo refrigerante, a Freeze-Cola, resolveu imortalizar Nicolau, atuando junto com Nicolai (o irmão gêmeo do mal de Nicolau) e o mago de Oz, transformando Nicolau, um "pobre" velhinho bondoso, em São Nicolau, que passaria a adotar o nome de Papai Noel (ou em outros lugares, Santa Claus). Dessa maneira, as crianças eram forçadas desde pequenas a acreditar numa criatura mitológica com bafo de cerveja que saia pelas casas distribuindo videogames e garrafas de Cola, e transformando o natal (que é o dia em que Cristo nasceu) numa época de consumo desenfreado, aumento das vendas de refrigerantes sabor Cola e de distribuir abraços à favor de um tal de "espirito natalino" que nada mais é do que o apelido de um dos "duentes" do Papai Noel.
O Trenó:
Nicolau distribuía presentes apenas para as crianças que moravam na sua vila. Para expandir seu comércio, a Coca-cola, em parceria com a TAM (Trenós Aposentados de Madeira) resolveu criar o famoso Trenó do Papai Noel. Com o seu trenó "mágico" feito de madeira (mais dezenas de árvores mortas) e guiado por "renas" (isso mesmo, renas) Papai Noel era capaz de atingir os lugares mais distantes para espalhar presentes, mensagens de amor e garrafas de Limão-Cola (uma iniciativa da empresa para tentar atrair os fãs de limonada). Reza a lenda que dentro de seu trenó, Papai Noel carregava os presentes de todas as crianças do mundo, e que os entregava em todas as casas num único dia. Para algumas pessoas, isso pode parecer um completo absurdo, e de fato é! É impossível carregar o presente de todas as crianças do planeta em cima de um trenó, e por maior que seja, seria impossível carregá-lo no ar, arrastado por renas, e mesmo que isso fosse possível, seria impossível entregar todos os presentes em todas as casas de todo o planeta num único dia. Enfim, das duas as uma, ou papai noel é uma entidade com poderes que beiram a divindade, ou o trenó dele é feito de nokia, podendo transpor qualquer limite imposto pela física.
A casa do Papai Noel:
Nicolau sempre viveu num lugar frio. No entanto, muitas pessoas conheciam a região aonde ele morava. Para que as pessoas não descobrissem o covil desse vilão, a Coca-cola em parceria com a C&C (Casa e Café) construiu a Fábrica Clandestina de Desmatamento de Arvores (apelidada carinhosamente de Casa do Papai Noel) no meio do Pólo Norte. Como lá era frio, Papai Noel não demorou muito a se acostumar com o local, mas o que o preocupava eram a falta de árvore e capim. Suas renas precisavam comer e ele precisava de madeira para poder fazer seus brinquedos. A Coca-cola já contava com isso e contratou duas empresas, a CSA (Capim Sempre ao seu Redor) e a ATAN(Associação para Transporte de Árvores Nacionais) para ajudar e suprir Papai Noel de todas as necessidades que ele tivesse com relação a capim e a madeira. Dessa maneira, Papai Noel construiu um estábulo para suas renas, alimentando-as com capim, e com a madeira que obtinha, colocava seus
Os "duentes" do Papai Noel e a teoria da conspiração:
Reza a lenda que Papai Noel conta com duendes para ajudar na fabricação de seus brinquedos. O que a maioria das pessoas não sabem é que duendes não existem! Todo mundo já deveria saber que os Leprechauns trouxeram os duendes à extinção depois da grande corrida do ouro de 1820. Na realidade, quem trabalha para o Papai Noel são as crianças. Isso mesmo, as crianças, que são o alvo-final do trabalho de Papai Noel são as mesmas que trabalham para ele todos os anos! E como elas são mal-alimentadas, sub-nutridas e com uma renda mediocre de um grama de mortadela por dia, elas ficam verdes de fome, e por isso são confundidas com duendes. Além de que Papai Noel usa uma máquina de tortura auricular, que faz com que as orelhas das crianças se espichem, parecendo com as de duendes. O que poucos sabem é a maneira com a qual Papai Noel rapta essas crianças para trabalharem na sua fábrica. E é aí que entra uma famosa criatura do folclore Nárniano. O SLENDERMAN! Isso mesmo! O Slenderman e o Papai Noel na realidade são parceiros! Com seus poderes misticos e psicodélicos de teleporte, Slenderman captura as crianças para que elas trabalhem para Papai Noel. Em troca, Papai Noel oferece óculos de sol, protetores auriculares e balas sabor menta para Slenderman. E é assim que funciona essa parceria, que vem atuando desde o nascimento de Papai Noel.
Sandy Claws:
Conta a lenda que Nicolau na verdade, possui um irmão gêmeo. Seu irmão foi adotado por musgos falantes e criado por uma família de esquilos e mais tarde ficou conhecido como Nicolai. Foi ele quem ajudou a coca-cola a criar a criatura lendária Papai noel (mais conhecido como Santa Claus). O que poucos sabem é que Nicolai também sofreu uma transformação, mas como ele possuía um gênio maligno, ele acabou se transformando em Sandy Claws (Garras Arenosas), que é o completo oposto de papai noel. Ele já foi visto inúmeras vezes, adotando outros nomes como Jack (o rei das abóboras), rei gelado, lorde coelhão e muitos outros. Sandy Claws pode mudar sua aparência ao seu bel-prazer, podendo assumir até mesmo a forma de Santa Claus, o que o torna difícil de ser identificado. Ele promete brinquedos à crianças que nunca entrega, da nó em crina de cavalo, cria redemoinhos em milharais, usa um gorro vermelho e pula com duas pernas. Ele come os biscoitos com leite de Santa Claus antes que ele chegue, dá chicletes e alimentos saudáveis para os "duentes" do Papai Noel, e mora no pólo sul, fazendo experiências malucas com pinguins e enfrentando um moleque que usa um chapéu esquisito e possui um cachorro mutante. Enfim, Santa Claus e Sandy Claws vivem se enfrentando numa batalha mortal, em que apenas um deles poderá sair vivo, mas como Santa Claus possui mais servos, Sandy Claws está em desvantagem, além de que Santa Claus possui o Slenderman ao seu lado.
O Pó de Pirlimpimpim:
Segundo a lenda, Papai Noel entregava os brinquedos à crianças entrando pela chaminé, depois de usar uma poção de emagrecimento instantâneo (seria impossível ele entrar naquela chaminé sem entalar, se não usasse a poção), no entanto, o que aconteceria com países mais quentes, aonde não haviam chaminés? Foi ai que a coca-cola, com parceria de Monteiro Lobao e Pedro Pão obteve o Pó de Pirlimpimpim, um poderoso pó com poderes misteriosos e enigmáticos, que permitia a Santa Claus diminuir de tamanho e entrar pela fechadura das portas. Exceto quando a chave ainda estava na fechadura, nesse caso ele entrava por baixo. Mas o interessante era que o pó lhe davam um poder de voo limitado, que o permitia voar até a altura da fechadura ou escapar de cães ferozes e gatos marotos. No entanto, o pó possui alguns efeitos colaterais tais como: Diarreia, dores de cabeça, engordamento instantâneo, crescimento abundante de barba, envelhecimento precoce, cachumba, rinite, sinusite, estignite, magnamite, estalactite e muitos outros "ites", além de causar dependência físico-psicodélica no usuário. O modo de uso do Pó de Pirlimpimpim é por meio de inalação. Por isso, o pó de Pirlimpimpim muitas vezes é confundido com outros tipos de pó.
Curiosidades:
- Papai Noel já foi preso enquanto inalava o Pó de Pirlimpimpim. Depois de algumas horas na delegacia, ficou comprovado que o Pó de Pirlimpimpim era inofensivo à saúde e considerado uma droga lícita. Mas isso foi só depois que todos já o haviam provado.
- Papai Noel pesa 225KG. 1 terço do seu peso deriva de má alimentação e sedentarismo. O resto é por causa da cerveja.
- "Espirito Natalino" é o nome de um dos "duentes" de Papai Noel, que recebeu esse nome porque acreditava no que a humanidade tinha de melhor, e que todos poderiam se unir no natal para celebrar o nascimento de Cristo e viverem em harmonia. É claro que ele estava errado, como ficou comprovado em 1940, depois da segunda guerra mundial de bolas de neve da Islândia.
Para finalizar:
E a conclusão disso tudo pode ser dita em duas frases.
Primeira: Leprechauns existem.
Segunda: Sim, eu tomei meu café da manhã!
Espero que tenham gostado e aprendido mais sobre esse curioso ser do nosso folclore nárniano. Até a próxima e fiquem bem!
Uma das primeiras propagandas da Coca-cola utilizando a imagem do Papai Noel. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário