quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Revolução das Marmotas

Como primeira postagem desse blog, quero falar sobre uma pergunta que não quer calar. Quando foi a revolução das Marmotas? Para quem não sabe, a revolução das marmotas foi um evento muito importante na fundação do Bairro do Limoeiro, juntamente com as noivas de picaretas. Ouvem-se relatos de que ao chegarem no local aonde um dia seria o bairro do limoeiro, os colonizadores se depararam com uma população de noivas mineradoras e marmotas, com casas abaixo do solo e com a economia baseada na plantação de batatas e na extração de ouro. Logo os colonizadores ficaram muito interessados no ouro que eles extraiam do solo e ofertou às marmotas um pé de limão para que pudessem cultivar em seu solo. Mas como todos sabem que marmotas não comem pés de limões, elas recusaram sua oferta e iniciaram a grande Revolução das Marmotas. Junto com o grande Capitão Marmota, as marmotas expulsaram os estrangeiros de sua terra e invadiram a Inglaterra, aonde deram origem aos muito conhecidos esquilos, por causa da comida escassa e da pobreza que sempre afligiu a Inglaterra. Abaixo, vê-se um trecho retirado de um documento antigo que relata a primeira discussão entre os estrangeiros e os habitantes nativos de Mineramorta (como era chamado o bairro do limoeiro antes da revolução):

"- Olá, queridos e amigáveis nativos! Meu nome é Atomram, e estou maravilhado com o que vejo aqui! Poderia falar com seu representante?

As marmotas olham para as noivas de picaretas que olham novamente para as marmotas.

- Do que ele está falando? - Pergunta a marmota-mor para a noiva de picareta mais próxima, na língua das marmotas.

- Acho que ele quer alguma de nossas batatas.

- O que?! Gritam indignadas as outras marmotas. - Como ele ousa invadir nossa casa e roubar nossas batatas?

E logo todas as marmotas se reúnem em torno daqueles estrangeiros, armadas com nabos.

- Oh, e agora, eles não entendem o que estamos falando! O que devemos fazer? Diz um dos estrangeiros.

- Rápido, vamos oferecer a eles algum presente! Dessa maneira talvez eles entendam que viemos em paz. Responde o outro.

Rapidamente o estrangeiro coloca a mão no bolso e tira a primeira coisa que encontra lá. Um pé de limão, que ele pretendia plantar no quintal de sua casa quando voltasse. Ele se ajoelha no chão e entrega o pézinho de limão para as marmotas.


- O que é isso? Diz uma das noivas, na língua das marmotas. - Parece uma espécie de raiz.

- Oh, e tem um cheiro estranho! Já sei, é Aipo! Eles pretendem nos envenenar com Aipo! - Diz a marmota-mor

Preocupada, a noiva pergunta - O que devemos fazer?!

- Rápido, vamos nos esconder em nossas tocas, se respirarmos esse ar tóxico morreremos!

E num instante, as marmotas pulam para suas tocas, seguidas pelas noivas de picareta e somem em suas casas escuras e inacessíveis para estrangeiros desconhecidos ladrões de batatas.


Então, os estrangeiros, confusos, correm daquele lugar o máximo que podem, deixando o pé de limão para trás." (Nota): Que mais tarde daria nome ao Bairro do Limoeiro.



O resto do documento está queimado e impossível de ler. Fora isso, não há nenhum outro registro confiável sobre a Revolução das Marmotas, exceto por uma breve citação em um gibi da turma da mônica, em que o Cebolinha afirma que a Revolução das Marmotas ocorreu em 1954, embora fontes diversas se dividam entre 1954 e 1964.


O que realmente se sabe sobre a Revolução das Marmotas é que graças a ela o bairro do limoeiro entrou num estado de constante crescimento até chegar ao que é hoje.



Embora haja muitas divergências quanto à data, iremos adotar o ano de 1954 como sendo o ano da Revolução das Marmotas, uma das mais importantes histórias jamais ditas!



Veja abaixo algumas fotos de marmotas:

Uma marmota antes de comer um saco cheio de nozes



Uma marmota depois de comer um saco cheio de nozes.
Repare que suas orelhas desaparecem debaixo da gordura.

Um comentário:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    MANDOU BEM!!!! ADOREI!!!!!!
    E sim, a maioria das fontes citam 1954.

    ResponderExcluir